De 12 a 18 de maio, o Sicredi integra a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma mobilização nacional que visa conscientizar a população sobre o uso responsável dos recursos financeiros.
No Nordeste, as cooperativas da Central Sicredi Nordeste já cadastraram 70 ações voltadas à educação financeira. A programação inclui atividades presenciais e online, com destaque para palestras, oficinas, distribuição de materiais educativos, lives com colaboradores e orientação direta a associados.
“A participação das cooperativas, bem como os resultados obtidos, vem crescendo a cada edição da Semana ENEF. Esperamos mais um ano de superação no número de pessoas impactadas”, destaca Joana Kelly Macêdo, assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste.
Entre os destaques regionais estão a exibição de vídeos sobre planejamento financeiro em escolas públicas e privadas e a intensificação da orientação sobre o índice de saúde financeira dos associados.
A Semana ENEF 2025 tem como tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”. O Sicredi, como instituição financeira cooperativa, reforça seu papel social ao levar o tema a públicos de todas as idades, inclusive em comunidades onde o acesso a esse conhecimento ainda é limitado.
“Promover educação financeira faz parte do nosso referencial de desenvolvimento sustentável e está integrado à nossa estratégia de atuação junto a associados, colaboradores e comunidades”, afirma Joana.
Em âmbito nacional, a programação contará com o lançamento do curso em formato de game sobre Educação Financeira para Adolescentes. O conteúdo estará disponível gratuitamente na plataforma Sicredi na Comunidade e foi pensado para incentivar decisões conscientes sobre consumo, planejamento e investimentos de forma leve e conectada ao universo jovem.
Também serão lançados o videocast “Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável”, apresentado por planejadores financeiros, e uma nova temporada da série “Explica aí, Sicredi”, com vídeos didáticos sobre como abordar o tema com crianças e adolescentes.
Ainda como parte da mobilização, a parceria com a Mauricio de Sousa Produções será reforçada com o lançamento de um novo gibi e de um vídeo da Turma da Mônica que trata de conceitos como liquidez e inflação.
Apenas no ano passado, na região Nordeste, 12 cooperativas do Sicredi participaram da Semana ENEF promovendo 151 ações e alcançando mais de 280 mil pessoas. No Brasil, a mobilização atingiu um público de quase 9,5 milhões de pessoas, através de 3.830 ações de 81 cooperativas.
A programação completa das iniciativas do Sicredi na Semana ENEF 2025 pode ser acessada em: www.sicredi.com.br/educacaofinanceira
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOEL CAVALCANTI DE MIRANDA NETO
[email protected]