São Paulo, fevereiro de 2025 – A Simpress, empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI e líder do setor no país, registrou receita bruta recorde de 1,7 bilhão de reais em 2024, crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Já o número de dispositivos sob gestão da Simpress teve alta de 17% e alcançou a marca de 706 mil aparelhos entre notebooks, smartphones, impressoras, coletores de dados, desktops, impressoras térmicas e tablets, sob sua gestão em mais de 2,8 mil empresas, inclusive 60 das 100 maiores companhias do país. No fim de 2019, eram menos de 200 mil devices. Em 2022, 400 mil.
O crescimento acelerado da Simpress, que mais do que dobrou sua receita nos últimos quatro anos, tem algumas explicações. A principal delas tem a ver com a muito bem-sucedida ampliação da oferta de soluções por parte da empresa. Lançado pouco antes do início da pandemia, o outsourcing de PCs, notebooks, tablets e smartphones foi, em 2024, o principal motor de crescimento da empresa, que nasceu focada no outsourcing de impressão. As novas frentes de negócio já representam atualmente mais de 40% da receita, contra 3% antes da pandemia e 15% durante a pandemia.
A solução SimMobile (smartphones e tablets) apresentou aumento expressivo de receita, de 23%, puxado pela demanda de empresas de setores como varejo, que tem experimentado forte aceleração digital e, assim, necessita de mais automação em seus negócios no dia a dia para melhorar a experiência do usuário nas lojas e a gestão de todo o fluxo logístico.
Já o faturamento da frente SimPC (notebooks e desktops) também avançou 23% em 2024, puxado pela aceleração da migração de capex para opex nesse mercado, pelo foco da Simpress em oferecer linhas premium e corporativas de notebooks da HP e pela alta demanda dos órgãos governamentais pelos equipamentos. Também contribuiu o cenário de aceleração digital em diversos setores (saúde, educação, governo, logística, varejo), com a adoção de tecnologias avançadas e a reformulação de processos. Nesse contexto, o outsourcing emerge como um aliado estratégico, otimizando a gestão de TI e o suporte para o trabalho de colaboradores com ajuda de tecnologias, tanto no setor privado quanto no público.
Por sua vez, a frente SimAutomation (impressoras térmicas e coletores de dados) cresceu 19% após oferecer uma oferta ainda mais completa e consultiva para as empresas, totalizando 380 clientes e 26 mil equipamentos instalados por todo o Brasil em 2024. Por fim, o pilar SimPrinter (impressoras) manteve a liderança absoluta desse mercado e expediu, no ano passado, 48% de todas as impressoras e multifuncionais contratadas pelas empresas. No quarto trimestre de 2024, a companhia alcançou a incrível marca de 50% de participação de mercado.
“Mesmo com todos os desafios econômicos em 2024, a Simpress apresentou um desempenho sólido, o que mostra que estamos no caminho certo, pautado pelo investimento em novas frentes de negócio. Em 2025, um dos nossos focos é mirar a conversão de capex para opex no mercado de notebooks e desktops e capturar a maior parcela possível desse mercado”, diz Vittorio Danesi, CEO da Simpress. No Brasil, apenas 10% do segmento de PCs (notebooks e desktops) B2B é atendido pelo outsourcing, o que demonstra uma oportunidade significativa. A expectativa do IDC (International Data Corporation) é de que o mercado de PCs As a Service duplique até 2026, passando de uma demanda anual de 300 a 350 mil PCs em 2023 para 637 mil novas unidades no mercado, representando um crescimento total de 84%.
Danesi acrescenta que a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é inevitável. “Não faz sentido, inclusive financeiramente, para uma companhia, comprar um computador ou notebook e precisar cuidar dele ao longo do tempo. As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que um cliente adere a esse modelo, não volta atrás”, afirma o CEO da Simpress. “Estamos confiantes que 2025 será o ano em que o outsourcing deixará de ser visto apenas como uma opção e passará a ser entendido como uma solução estratégica indispensável no cenário atual e nos anos que virão”.
O avanço tecnológico desempenha um papel central nesse contexto. Novos processadores, a expansão do uso de cloud computing e multicloud e a integração da inteligência artificial (IA) estão transformando o mercado. Outro ponto relevante é a necessidade de atualização do parque tecnológico. Em outubro de 2025, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança da Microsoft. Isso significa que cerca de 7,9 milhões de PCs no mercado B2B brasileiro, incluindo 1,9 milhão na educação, precisarão ser substituídos. A falta de atualização representa riscos significativos inclusive para a proteção de dados.
Já a alta do dólar vista nos últimos meses, que encarece notebooks e desktops, também favorece o modelo de outsourcing ou PC As A Service. Em vez de altos investimentos iniciais na aquisição de equipamentos (capex), o cliente paga pela contratação do uso do dispositivo como serviço (opex), melhorando o fluxo de caixa e permitindo maior controle financeiro. Além disso, libera as equipes de TI para focar em atividades mais estratégicas. Por fim, mas não menos importante, o descarte correto de equipamentos eletrônicos é outro desafio crescente para empresas e órgãos públicos. O modelo de outsourcing resolve essa questão ao assumir a responsabilidade pelo ciclo de vida completo dos dispositivos, reduzindo o impacto ambiental e alinhando-se às demandas por práticas sustentáveis.
Não por acaso, segundo a consultoria Deloitte, o mercado global de outsourcing deve alcançar 435,85 bilhões de dólares em 2025. Empresas e governos ao redor do mundo reconhecem que o modelo proporciona maior flexibilidade e produtividade, além de permitir uma adaptação mais ágil às mudanças de mercado e às novas demandas tecnológicas.
Uma entrega a cada 12 segundos
Atualmente a Simpress atende às demandas de outsourcing de mais de 4,2 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros, o que representa 75% das cidades e 95% da população do país. A empresa utiliza diferentes modais de transporte – avião, navio, carro, moto e ônibus –, com frota própria (parte dela elétrica) e terceirizada, além de parceiros logísticos, para garantir entregas rápidas e eficientes e se adaptar às necessidades específicas de cada região. Entre os clientes da Simpress estão nomes como Cobasi, Yamaha, Hermes Pardini, Dasa, Harald e Havan.
Em muitos casos, os equipamentos da Simpress são usados em operações críticas, em que um dispositivo parado pode impactar nas vendas, no atendimento de pacientes ou na continuidade dos negócios. A companhia realiza uma entrega de dispositivo a cada 12 segundos, o que totaliza cerca de 3 mil entregas por dia, 60 mil por mês e mais de 700 mil por ano. Quando são consideradas todas as movimentações (recebimento, envio, transferência e retirada), esse número sobe para 2,5 milhões por ano – entre novos equipamentos, insumos, peças para manutenção, etc.
A solução de outsourcing da Simpress vai além da locação e oferece gestão completa e entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, incluindo suporte contínuo e monitoramento para garantir o desempenho ideal dos equipamentos. Em casos de quebra ou furto, a reposição é rápida, minimizando impactos para o cliente. A empresa se destaca pelo atendimento em todo o Brasil, com SLA agressivo e soluções abrangentes que integram múltiplos serviços. Além disso, a segurança é priorizada para garantir uma gestão eficiente e proteger o parque de dispositivos.
Novidade em logística
Recentemente, a Simpress anunciou ainda um ambicioso projeto de descentralização logística: a implantação de quatro novos hubs e 50 mini-hubs nas principais capitais e regiões do Brasil. Nos últimos anos, à medida que a empresa cresceu de forma acelerada, multiplicando seu faturamento e o número de equipamentos alocados em clientes, a Simpress desenhou um projeto de descentralização da sua operação logística.
Com milhões de entregas por ano, o processo logístico da companhia era até então feito a partir de quatro centros de distribuição: dois em Osasco (SP), um em Itajaí (SC) e um em Barueri (SP). Em 2023, a Simpress inaugurou os primeiros três hubs, em Brasília, Santa Catarina e Espírito Santo. Com os bons resultados, a empresa deu sinal verde para a expansão e o fortalecimento do projeto, com a inauguração de hub em Curitiba, em janeiro, e nas capitais Porto Alegre, Fortaleza e Salvador (com previsão para o primeiro trimestre de 2025), além dos 50 mini-hubs em todo o país, localizados em capitais e cidades menores, em que a Simpress tem operações importantes. Com os novos espaços, cerca de 85% da demanda emergencial de peças e equipamentos dos clientes será atendida localmente com ainda mais agilidade e eficiência.
A Simpress também implementa inteligência artificial no planejamento de estoques, assegurando que os hubs e mini-hubs estejam sempre preparados para atender a demanda local. A IA balanceia estoques de forma automática, sem intervenção manual, otimizando a reposição e evitando excessos ou faltas.
“Vemos um cenário muito promissor à frente e estamos confiantes de que temos a melhor proposta de valor do mercado”, afirma Danesi. “Fizemos muito ao longo dos nossos 23 anos de história, mas temos a certeza de que estamos apenas arranhando a superfície de um mercado endereçável muito maior.”
Sobre a Simpress
Fundada em 2001, a Simpress, empresa do grupo HP, é pioneira em outsourcing de equipamentos de TI, como notebooks, smartphones, impressoras e coletores de dados. Líder de mercado no país, a companhia conta com mais de 2,4 mil funcionários, 16 filiais nas principais cidades e faz a gestão de mais de 700 mil equipamentos em 2,8 mil clientes ativos atendidos em todo o país, como Cobasi, Yamaha, Hermes Pardini, Dasa, Harald e Havan. A Simpress é a primeira empresa no seu segmento a oferecer a neutralização do carbono emitido pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados pelos seus clientes. As soluções da Simpress oferecem mais eficiência, economia, flexibilidade e produtividade aos seus clientes.
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