Com a onda de calor afetando todo o estado de São Paulo, a capital paulista deve registrar recorde de temperatura com média histórica de 37,1ºC, neste sábado (23). Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente também devem apresentar temperaturas altas; e treze regiões podem registrar baixa umidade do ar. As informações foram divulgadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil do estado. Tiago Silveira, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para cuidados necessários em dias de calor.
“A primeira dica, é o que todo mundo sabe. A gente precisa ter um cuidado muito grande com a hidratação oral, ou seja, beber água. É importante beber pelo menos dois, três litros de água por dia, incluindo outros líquidos, como suco de frutas e água de coco, assim, evitando a desidratação”, informa o dermatologista.
Silveira ainda explica que o uso do filtro solar é indispensável nesse período, já que a radiação ultravioleta que chega no corpo é maior. “Nós brasileiros temos o hábito de passar uma camada muito fina, ou seja, espalha muito o filtro solar e acaba protegendo menos. Então a dica é passar uma boa camada de filtro, esperar secar um pouquinho, e passar a segunda, tanto no rosto quanto no corpo. Dessa forma você vai estar protegido do sol”, orienta.
Além disso, segundo ele, é importante evitar tomar sol entre as 10h e 16h, já que o índice ultravioleta é maior nesses horários. Bonés, viseiras e chapéus podem ajudar com a proteção do sol, principalmente tecidos com fator de proteção solar, que são capazes de bloquear até 98% dos raios solares. Roupas apertadas, com tecidos finos e claros devem ser evitados.
Cuidados com os olhos
De acordo com Tarciso Shirmbeck, oftalmologista, em época de calor e baixa umidade, também é necessário ter cuidados com os olhos, devido à maior indicação de luz solar. “Devemos sempre usar óculos com proteção ultravioleta para prevenir lesões que podem acontecer na retina e o desenvolvimento da catarata. Por fim, sempre recomendados, nessa época do ano, o uso de colírios hidratantes para lubrificação dos olhos”, alerta.
Ele explica que é importante usar protetores solares que não sejam nocivos aos olhos, já que a substância pode escolher para os olhos e causar alergias. Em caso de reação alérgica, um médico poderá recomendar colírios específicos para diminuir os sintomas de coceira e irritação.
Veja as regiões que devem apresentar baixa umidade:
- Araçatuba
- Araraquara
- Baixada Santista
- Barretos
- Bauru
- Campinas
- Franca
- Itapeva e Litoral Norte
- Marília
- Metropolitana de São Paulo
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
- Sorocaba
- Vale do Paraíba
- Vale do Ribeira
Leia mais:
São Paulo: Governo lança guia explicativo sobre a desestatização da Sabesp