O trabalho de composição de um personagem é longo e por vezes tortuosos. Logo nos primeiros passos da trama de “Mania de Você”, Thalita Carauta foi em busca da construção de características da ambiciosa e malandra Leidi. Mas, ao decorrer desse processo, muita coisa mudou desde o início dessa composição. “A gente vai pensando na personagem, vendo o que ela fala, pensa e sente. Isso vai gerando um olhar, uma voz, uma postura… Mas, na verdade, a gente descobre um pouco da personagem a cada dia. Em casa, a gente tem uma ideia e uma proposta. Mas o personagem só acontece mesmo quando vamos pro ‘set’”, explica.
Na trama de João Emanuel Carneiro, Leidi é uma mulher de personalidade forte, que se envolve com negócios ilícitos. É mãe de Evelyn, papel de Gi Fernandes, e mulher de Sirley, de David Junior, que é traído por ela sem nunca desconfiar. Sonsa e mentirosa, ela bate na porta de Ísis, vivida por Mariana Ximenes, para chantageá-la depois de conhecer o segredo que ela guarda. “Ela tem uns objetivos muito rasos para outros olhares. A gente não sabe até onde a personagem pode ir. Ela entra para interromper a dinâmica na casa da Berta e, com o objetivo de se dar bem, vai ocupando os territórios daquela casa. A brincadeira boa é a gente não saber os limites da personagem. A novela toda é assim praticamente, o que é a cara das novelas do João. Minha terceira novela com ele e sempre me divirto muito”, defende.
Leidi é uma personagem totalmente ficcional, mas Thalita já conheceu muita gente com essa personalidade ao longo de sua vida. Ela, porém, faz questão de manter distância de pessoas assim. “Todo mundo já teve uma Leidi que atravessou seu caminho. Certamente, conheci gente malandra e encostada que acha que a vida pode ser levada se dando bem, sem o menor pudor. Se tiver de roubar um negocinho, vai roubar. Qual o problema, né? É como bicho movido pelo instinto. Talvez Leidi não tenha ideia de que está sendo má e só esteja indo atrás do que gosta e deseja”, ressalta.
Aos 42 anos, Thalita está há duas décadas diante das câmeras. Com a fama e o sucesso de seus trabalhos recentes, a atriz tem visto sua visibilidade crescer nos últimos anos, deixando o público cada vez mais curioso sobre detalhes de sua vida privada e sua relação com Tay O’hanna, ator transgênero e não-binário. “Sou o que sou. O que aconteceu é que comecei a ter muitos trabalhos que me deram projeção, então comecei a ficar mais em evidência. Comecei a ser um ponto mais forte de curiosidade das pessoas, e acaba que isso começa a ser divulgado. Eu não fiz nenhum movimento nem para mais, nem para menos”, explica Thalita, que busca ser reservada sobre sua vida pessoal. “Mas não com o intuito de fazer segredo. É que sou mais quieta. Se eu puder fugir de evento, fujo. Por mim, ficava em casa dormindo ou pedindo hambúrguer com açaí. Sou caseira, fico num casulo”, completa.
“Mania de Você” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.
Seleção natural
Thalita Carauta surgiu para o grande público dentro da comédia e na Linha de Shows. Mas nos últimos tempos, a atriz tem desbravado o universo das novelas. Em seu terceiro trabalho ao lado de João Emanuel Carneiro, a atriz tem trilhado conquistar personagens diversos em seu currículo. “Não tenho nenhuma piração para fazer uma vilã. Aliás, nem para fazer nenhum tipo de personagem. Eu gosto de fazer personagens conflitantes e com humanidades interessantes. Quero que o público reflita através daquele enredo. Um serviço”, explica.
Instantâneas
# A partir de 6 de fevereiro, Thalita poderá ser vista no filme “Os Sapos”.
# A atriz iniciou sua carreira no tradicional Teatro O Tablado.
# Thalita é natural do Rio de Janeiro.
# Antes de “Mania de Você”, Thalita foi uma das protagonistas no remake de “Elas por Elas”.
THALITA CARAUTA, a Leidi de “Mania de Você”, da Globo, por Caroline Borges | TV Press