Há uma frase da escritora Rhonda Byrne, famosa pelo livro best-seller O Segredo, que diz: “O que você pensa, você cria. O que você sente, você atrai. O que você imagina, você se torna”.
E se tem algo que aprendi ao longo dos anos, é que uma mente negativa é um dos maiores obstáculos para quem busca alcançar o sucesso. Sempre acreditei que a vida é feita de escolhas, e uma das decisões mais inteligentes que podemos tomar é escolher como vemos e reagimos às situações.
Minha jornada até aqui foi marcada por inúmeros desafios (como da imensa maioria, não sou nenhuma exceção) – seja na saúde, no esporte, nas finanças ou em decisões que poderiam ter transformado completamente o rumo da minha vida. Em cada um desses momentos, manter uma mente positiva não foi apenas uma escolha, mas uma estratégia essencial.
Em vez de me prender ao que faltava, escolhi focar no que era possível construir com os recursos que tinha. Nunca deixei espaço para sentimentos e energias ruins, muito menos para um comportamento vitimista, que, na minha opinião, está fortemente associado ao negativismo.
Logicamente pensamentos e sensações negativas surgem quando nos deparamos com obstáculos, dificuldades, frustrações e outras adversidades. Nesses momentos, temos a obrigação de assumir o controle e gerenciar nossas emoções por meio dos pensamentos.
Afinal, a única certeza que temos é que não existe vida sem dificuldades, decepções e tropeços. A escolha está em como lidar com eles.
Quando me deparei com a dificuldade de ingressar na Universidade da Pensilvânia, por exemplo, tendo concluído o ensino médio por meio de um supletivo, já que havia parado de estudar após o primeiro ano do colegial, foi meu pensamento positivo e a visão de que sempre existem oportunidades, mesmo nas adversidades, que me permitiram transformar uma limitação ou fragilidade em uma vantagem.
Percebi que a entrevista pessoal era um dos fatores mais importantes para ser aceito em uma das universidades mais prestigiadas do mundo. O que eu não tinha em termos acadêmicos, compensaria com minha experiência de vida, bagagem cultural e nos negócios que construí ao longo dos anos.
Se eu tivesse me deixado dominar pela negatividade, certamente teria desistido antes de tentar. Mas meu mindset me levou a seguir em frente, a acreditar que minha história poderia ser um diferencial. E, de fato, foi. Fui aceito, e o resto, como dizem, é história.
Minha carreira no esporte, especialmente na motovelocidade, é um reflexo de como uma mentalidade positiva pode ser decisiva. Quando comecei a competir profissionalmente, sabia muito pouco e precisei correr atrás de tudo. O processo não foi fácil, mas, com dedicação e sem permitir que a negatividade me dominasse, consegui me destacar e construir uma trajetória de 17 anos como piloto profissional.
Uma das memórias mais marcantes que tenho sobre o poder do pensamento positivo foi durante uma das corridas mais desafiadoras da minha vida. Em 2009, eu liderava o campeonato, mas uma sequência de dificuldades abalou minha confiança. Quando a etapa do Rio de Janeiro chegou, eu estava em uma posição delicada: qualquer erro poderia me tirar da disputa pelo título.
O medo e a pressão quase me paralisaram.
Mas, em vez de ceder à negatividade, fiz minha melhor corrida, superando não apenas meus adversários, mas também meus próprios medos e limitações. Isso me deu a vitória, me levou ao título de Campeão Brasileiro na categoria mais importante da motovelocidade nacional – e à certeza de que uma mente positiva é a chave para a superação.
A cada desafio, seja na pista, nos negócios ou na vida pessoal, aprendi que o maior inimigo que podemos ter é o pensamento negativo. Ele é capaz de nos sabotar, de nos fazer acreditar que não somos bons o suficiente ou que não merecemos algo. Mas a realidade é que nossa percepção molda a nossa capacidade de agir. Quando enfrentamos o medo e a dúvida com uma mentalidade positiva, estamos preparando o terreno para o sucesso, mesmo quando a jornada parece incerta.
A lição que quero deixar é simples: o sucesso não é reservado para quem tem as melhores condições, mas para quem tem a melhor mentalidade. Quando se encara a vida com uma perspectiva positiva, o fracasso não é um fim, mas um aprendizado. A derrota não é um reflexo de quem você é, mas uma etapa do caminho para o sucesso.
Então, pergunto a você: como você tem encarado os desafios da sua vida? Tem permitido que a negatividade defina seus passos, ou está moldando seu destino com a força da sua mentalidade positiva?
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NEIDE LIMA MARTINGO PEREIRA
nmartingo@gmail.com