Considerada a competição de cerveja mais importante da Europa, o European Beer Challenge divulgou recentemente o resultado do concurso deste ano. O evento que acontece todo ano em Londres reúne cervejarias de todos os países. O objetivo do European Beer Challenge é selecionar as melhores cervejas produzidas ao redor do mundo. A competição é feita através de uma degustação às cegas com uma equipe de jurados que inclui os principais compradores de cerveja da Europa.
Eles avaliam a aparência, o sabor e o aroma das cervejas. Feito isso, as marcas que conquistarem as melhores notas são contempladas com quatro tipos de medalhas: Double Gold Medal (Ouro Duplo), que é o prêmio mais importante, Gold Medal (Medalha de Ouro), Silver Medal (Medalha de Prata) e Bronze Medal (Medalha de Bronze).
E pelo segundo ano consecutivo, a única cervejaria brasileira contemplada foi a Ashby. A empresa foi criada pelo físico americano Scott Ashby, em 1993, na região de Amparo, interior de São Paulo. A ideia era difundir no país as cervejas especiais, que ainda estavam engatinhando nesse período no Brasil. Além de ter sido a única cervejaria na lista de vencedores do European Beer Challenge 2025, esse ano, a Ashby conquistou ainda mais medalhas no comparativo com o ano passado.
Em 2024, ela conquistou quatro medalhas, e esse ano, foram sete medalhas, sendo três Ouro Duplo, o prêmio máximo da competição. Os rótulos da marca que foram contemplados com Ouro Duplo foram a Ashby American Pale Ale, a Ashby IPA Nirvana e a Ashby Pale Ale.
Mais encorpada e lupulada, a Ashby American Pale Ale tem um ponto de equilíbrio refinado. Feita com lúpulos cítricos e florais, ela é refrescante e com amargor médio. É uma cerveja Puro Malte que tem uma cor âmbar.
No World Beer Awards 2022 foi eleita a melhor American Pale Ale do Brasil. Já a Ashby IPA Nirvana é uma expoente do estilo India Pale Ale que traz quatro lúpulos em sua receita e o processo de dry hopping, sendo amarga e aromática no ponto certo.
A Ashby Pale Ale foi a primeira do estilo a ser produzida no Brasil. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, cria uma cerveja com amargor leve e distinto, o que a torna muito versátil. A medalha de ouro foi conquistada com a Ashby Weiss, a famosa cerveja de trigo de coloração opaca, espuma cremosa e duradoura. Essa é a 16ª medalha que ela recebe em um concurso.
O bronze ficou com a Ashby British Strong Ale, uma cerveja de personalidade britânica, sabor intenso e com tradição das Ales inglesas, com quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos.
Dois rótulos da cervejaria conquistaram medalha de Prata: a Ashby Pilsen Puro Malte e a Ashby Porter. Com 100% malte de cevada, lúpulos aromáticos e água, a Ashby Pilsen Puro Malte é uma cerveja leve, dourada, cristalina e refrescante. O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado que é equilibrado com o amargor dos lúpulos alemães e o aroma dos lúpulos americanos.
A Ashby Porter é feita com maltes torrados que transferem a cor escura e o malte Pilsen que traz dulçor, com traços suaves de chocolate. “Ano passado foi uma grande surpresa termos sido a única cervejaria brasileira premiada em um concurso tão importante como o European Beer Challenge, e repetirmos esse feito quase dobrando o número de medalhas conquistadas do ano passado é algo que nos motiva sempre a acreditar no potencial das cervejarias do Brasil”, declara Scott Ashby, fundador da marca.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARLY ELEUTERIO VAZ
marly@menewsdigital.com.br