Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - FINANÇAS - Varejo 2024: empresas devem entender tendências para acompanhar o crescimento do mercado
FINANÇAS

Varejo 2024: empresas devem entender tendências para acompanhar o crescimento do mercado

29/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O varejo brasileiro está em crescimento. O setor fechou 2023 com alta de 1,7%, segundo dados do IBGE, sendo o 7º ano de expansão consecutivo. Para 2024, a perspectiva é de que o setor avance em 1,5%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Acompanhando esse ritmo, o especialista Breno Michel, Sales Director da Körber Supply Chain na América Latina, compartilha as tendências que ganharão força nos próximos meses. Para as empresas, é a oportunidade para entender onde direcionar os investimentos.  

“Agilidade é a palavra que descreve bem o que esperar do varejo em 2024. Empresas devem buscar oferecer serviços cada vez mais ágeis, para atender clientes que desejam esperar cada vez menos. Menor espera em filas, menos tempo para finalizar uma compra, menor prazo de entrega do produto. E não apenas isso. Além de oferecer o melhor serviço, seja físico ou on-line, o consumidor brasileiro também vai desejar o menor preço do mercado”, explica Michel.  

Esse movimento é comprovado pela pesquisa sobre o sentimento e os hábitos do consumidor, realizada pela McKinsey & Company. No ano passado, cerca de 89% dos brasileiros reduziram gastos, e, na hora da compra, 28% desses consumidores fizeram trocas, optando por produtos mais baratos. Além disso, 63% dos brasileiros entrevistados para a pesquisa E-commerce Trends 2024, no ano passado, afirmam que preferem comprar online em vez de lojas físicas.   

Considerando esse cenário de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, somado à tecnologia disponível, o especialista detalha as principais mudanças que devem movimentar o varejo nesse ano. 

 

 

Inteligência Artificial: Não é nenhuma novidade que, ao falar de tendência, a IA estará sempre presente em (quase) todos os cenários. Isso porque a implementação da tecnologia vem para facilitar cada vez mais a jornada do consumidor. Seja através das recomendações personalizadas, do autoatendimento, do atendimento robotizado, até para o backstage da coisa, facilitando e otimizando os processos nos armazéns e na logística da entrega, para chegar na loja ou na casa do cliente.  

 

Omnichannel: Interligar diferentes canais de comunicação, para garantir a presença no “on” e no “off” na vida do consumidor, é uma das principais estratégias para aprimorar a experiência do cliente. A tendência omnichannel não começou agora, mas é cada vez mais importante que os varejistas tenham em mente que esse é um processo que deve ser constantemente aprimorado. Investir em tecnologias é a chave para garantir a integração cada vez mais eficaz para a conveniência dos consumidores. 

 

Sustentabilidade: Não é mais opcional pensar em formas mais “verdes” de fazer o serviço. A missão ESG das empresas precisa estar cada vez mais forte e presente, pois os próprios consumidores demandam e valorizam essas práticas; a conscientização e a responsabilidade social estão crescendo. No ano passado, 95% dos brasileiros já preferiam marcas que investem em sustentabilidade, segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Adotar estratégias eco-friendly em todo o processo de compra e venda será um diferencial competitivo para as marcas.  

 

“Os investimentos dos varejistas em tecnologia preparam as empresas para atender uma demanda de consumidores cada vez mais exigentes. As estratégias devem abordar um todo, não é só chamar as pessoas para comprarem na sua empresa. É preciso garantir a melhor experiência de compra, desde a forma como os produtos são armazenados nos centros de distribuição, até chegarem nas lojas ou na casa do consumidor. Tudo isso deve ser somado à comunicação da marca e aos princípios ESG. É um plano com várias etapas que conversam entre si, e que aumentam o sucesso do negócio”, complementa o executivo. 

Sobre a Körber Supply Chain 

As cadeias de suprimentos estão se tornando mais complexas a cada dia. A Körber fornece com exclusividade uma ampla gama de soluções completas e comprovadas, adaptadas para ajudar a gerenciar a cadeia de suprimentos como uma vantagem competitiva. Adaptando-se a qualquer tamanho de empresa, estratégia ou setor, nossos clientes superam a complexidade da cadeia de suprimentos graças ao nosso portfólio de soluções de software, voz e robótica – além da experiência para unir tudo isso. Vença a complexidade da cadeia de suprimentos com a Körber. Saiba mais em www.koerber-supplychain-software.com   

Veja também: 

LinkedIn  

Podcast LogTalks by Körber 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Quais são os melhores investimentos para quem deseja morar em Portugal?

10/02/2025

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024
EM DESTAQUE

Prevenção de doenças cardiovasculares começa na infância

31/10/20240

Proteínas Vegetais: aprenda a incorporá-las de forma saudável à sua dieta

19/10/20230

Setor de Alimentação e Bebidas amplia participação no mercado consumidor nacional

22/10/20240

Oportunidade para empreendedores: Sebrae Móvel leva orientação gratuita a três regiões de Joinville

13/03/20250

As responsabilidades das plataformas de locação por imóveis em condições precárias

26/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.