São Paulo, janeiro de 2025 – Seguindo as estimativas mais positivas para o PIB da construção civil em 2024 – que, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), deve fechar aquele ano em 4,1%, e, de acordo com Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), deve atingir 4,4% no período -, o setor varejista de materiais de construção (matcon) voltou a apresentar fôlego no último mês de outubro.
É o que aponta o último Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
Em sua última edição, o Termômetro mostra que, no mês outubro, a percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês de setembro pulou de 43% para 48% entre os varejistas da construção civil. Na comparação anual, a percepção de variação positiva nas vendas também cresceu, com aumento de 23% em todo o país em relação ao mesmo período do ano passado.
No recorte regional, a região Nordeste do país assumiu, por mais um mês consecutivo, a dianteira do crescimento setorial, respondendo pelo maior grupo de lojas com incremento nas vendas no período (53%) – em setembro, a alta foi de 52% – enquanto o Centro-Oeste apresentou o menor percentual (39%). Na comparação entre o mês de outubro de 2024 com o de 2023, todas as regiões apresentaram resultados positivos, com destaque para o Sul do país.
Quanto à expectativa de vendas para os próximos três meses, o levantamento mostra que o otimismo entre varejistas de matcon teve uma leve retração, saindo de 71%, em setembro, para 68%, em outubro. No recorte por segmento de vendas, destacam-se os generalistas (aqueles que não possuem foco em determinada cesta de produtos), com 75% de otimismo, e as mais focadas em revestimentos cerâmicos, com 70%.
Sell-in e materiais de construção
O estudo da Juntos Somos Mais e da ANAMACO também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), indicando aumento de 10,6% nas vendas de outubro frente o mês de setembro. No comparativo anual, também houve crescimento nas vendas, que subiram 6%. Quando comparados os dados do período acumulado ano versus ano, a pesquisa identificou uma queda de 7,5%.
Quanto à evolução dos preços dos materiais de construção, a pesquisa revelou uma queda de 1,6% de setembro a agosto, após dois meses seguidos de alta (de 2,2% e 2,3%, em agosto e em setembro, respectivamente), e um aumento de 5,5% no intervalo de um ano. De janeiro a outubro de 2024, os preços desses itens subiram 6,2% em todo o país.
O Termômetro ainda mostrou um aumento do pessimismo nas expectativas dos varejistas do setor de matcon em relação às ações do governo para os próximos 12 meses. O sentimento negativo foi de 19%, em setembro, para 22%, em outubro. Por outro lado, o grupo dos otimistas cresceu de 46%, em setembro, para 49%, em outubro.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
deusarina.santana@maquinacohnwolfe.com