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O Carnaval, uma das festas mais vibrantes e aguardadas do ano, é um período de grande potencial para quem atua na Venda Direta. Com a alta demanda, essa época se torna uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas e expandir a rede. Com estratégias práticas e um bom planejamento, é possível transformar a energia contagiante do Carnaval em um sucesso comercial, aumentando a visibilidade dos produtos e conquistando novos clientes.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou uma estimativa de que o Carnaval de 2025 deverá movimentar R$ 12,03 bilhões na economia brasileira, representando um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior. Este aumento é atribuído à retomada das festividades em diversas regiões do país e ao aquecimento do setor de turismo e serviços durante o período carnavalesco.
“Com milhões de pessoas em todo o País participando de blocos, desfiles, festas e viagens, o período pré-carnavalesco se torna um cenário propício para as vendas. Para os empreendedores, esse período pode representar uma chance de conquistar novos clientes e/ou mesmo fidelizar”, pontua Adriana Colloca, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).
Carnaval impulsiona o consumo
Nesse contexto, a digitalização da Venda Direta tem se mostrado uma aliada poderosa, especialmente com o social selling – uma estratégia que utiliza redes sociais e plataformas digitais para construir relacionamentos e impulsionar vendas. Dentro desse universo, um dos modelos que ganhou destaque é o live commerce, onde as consultoras realizam transmissões ao vivo para vender produtos diretamente, modernizando o conceito tradicional das reuniões presenciais (party plan).
Para Adriana, hoje, o contato entre consultoras e clientes se resume a um WhatsApp de distância, unindo a praticidade da tecnologia à conexão humana. “Essa combinação torna as relações mais fluidas, mesmo no ambiente digital. Aliás, a digitalização das comunicações não só trouxe agilidade aos processos de compra, mas também permitiu que as marcas entrassem na casa das pessoas de forma simples. Além disso, é uma excelente oportunidade para os jovens empreenderem na Venda Direta, principalmente para aqueles que querem independência e liberdade financeira”, conclui.
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Confira as dicas da ABEVD para aumentar as vendas no carnaval
1. Aproveite o poder do live-commerce
Organize lives com o tema do momento, como, por exemplo, maquiagem, com looks carnavalescos usando esmaltes e glitters. Isso não é apenas uma forma de mostrar produtos, mas também de interagir com o público e criar uma experiência mais pessoal. Use plataformas como Instagram, TikTok ou YouTube para chegar a um público mais amplo.
2. Ofereça promoções que falem ao coração
Quem não gosta de um bom desconto? Crie cupons temáticos, como “FOLIA15” para 15% de desconto em produtos selecionados. Além disso, monte kits com produtos que combinem perfeitamente com o espírito do carnaval. Isso cria uma sensação de exclusividade e urgência.
3. Conecte-se com seu público
Faça perguntas, peça opiniões, organize enquetes e votações nas redes sociais. Isso não só aumenta o engajamento, mas também mostra que você valoriza a opinião dos seus clientes. Colabore com influencers voltados ao seu nicho para promover produtos e compartilhar as dicas carnavalescas.
4. Surpreenda com a experiência do cliente
Imagine receber um pacote com uma embalagem personalizada e um bilhete especial. Ofereça opções de entrega rápida e personalizada, com embalagens temáticas que surpreendam os clientes. Use tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente, como chatbots ou WhatsApp, para responder rapidamente às dúvidas e aumentar a satisfação.
5. Inove com produtos limitados
Crie produtos de maquiagem exclusivos para o carnaval. Lançamentos limitados geram expectativa e exclusividade. Isso não só atrai novos clientes, mas também recompensa os fãs da sua marca.
“A Venda Direta vai além de uma atividade comercial – é uma ferramenta de transformação social e está ao alcance de todos. Mais do que uma fonte de renda, ela proporciona crescimento pessoal e profissional, permitindo que cada pessoa desenvolva novas habilidades e melhore sua qualidade de vida. Ao oferecer produtos e serviços, o vendedor também entrega valor e bem-estar aos clientes, tornando essa jornada uma experiência enriquecedora para ambos”, conclui Adriana.
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Acesse: www.abevd.org.br
A venda direta é um sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio do relacionamento ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo.
A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação.
Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas, como: Avon, Cacau Show, DeMillus, Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Pormade Portas, Produce, Tupperware, Yakult etc
Todas as empresas associadas à ABEVD passam por uma rígida análise em seu plano de negócio, oferecendo um maior nível de proteção ao consumidor e empreendedor independente. Confira as empresas associadas: www.abevd.org.brempresas-associadas/
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