Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

09/05/2025

Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães

09/05/2025

Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - FINANÇAS - Vilã ou heroína: qual a atuação e o futuro da IA nos meios de pagamento?
FINANÇAS

Vilã ou heroína: qual a atuação e o futuro da IA nos meios de pagamento?

26/07/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

*Por Alberto Azevedo, CEO da ThePayGroup 

 

A inteligência artificial tem permeado diversas esferas da vida cotidiana e os meios de pagamento não são exceções. Projeções do mercado estimam que a interação entre a tecnologia e este setor deve movimentar algo em torno de US$ 1,5 trilhão nos próximos dez anos, seja via sistemas de detecção de fraudes, na personalização de ofertas ou na simplificação das transações. 

 

Empresas de pagamento já fazem uso de ferramentas de IA para identificar tendências globais, realizar análises de grandes volumes de dados para detecção mais precisa de fraudes e aprimorar e personalizar a experiência pós-transação do cliente, otimizando a jornada. Portanto, não estamos falando mais sobre futuro, mas, sim, de como este avanço já está moldando a indústria em pauta. No entanto, essa influência suscita alguns debates, principalmente sobre se a IA é, de fato, heroína, trazendo eficiência e conveniência, ou vilã, ameaçando a segurança e privacidade dos consumidores. 

 

Como já destacado anteriormente, a tecnologia tem se consagrado como uma aliada dos meios de pagamento. Ao identificar, por exemplo, padrões suspeitos e prevenir golpes, não apenas é capaz de proteger os consumidores, mas também de reduzir os prejuízos financeiros das empresas. 

 

Além disso, a IA tem revolucionado a experiência do usuário. Por meio da análise de dados de comportamento e preferências, os sistemas podem personalizar ofertas e recomendações, tornando as transações mais relevantes e satisfatórias. Essa personalização aumenta a fidelidade e ainda impulsiona as vendas e o crescimento dos negócios. 

 

No entanto, à medida que mais dados pessoais são coletados e analisados, surgem preocupações sobre como essas informações estão sendo usadas e protegidas. Existe o risco de que os dados dos consumidores sejam comprometidos ou utilizados de maneira inadequada, o que pode resultar em sérias consequências para a segurança financeira e pessoal. 

 

Nesse ponto, governos em todo o mundo já estão fomentando a criação de regras e mecanismos legais. O movimento é liderado pela Europa, EUA e alguns países asiáticos, além da ONU e de nações que integram o G20, organizações multilaterais que já declararam a necessidade urgente de uma regulamentação global, com foco na proteção da privacidade e no controle de uma IA autossuficiente. 

 

Além disso, há preocupações éticas relacionadas ao uso da tecnologia nos meios de pagamento, especialmente no que diz respeito à discriminação algorítmica. Se os algoritmos de IA forem programados com preconceitos implícitos, existe o risco de que certos grupos de consumidores sejam injustamente discriminados em termos de acesso a serviços financeiros ou ofertas personalizadas. 

 

Para garantir que a inteligência artificial seja verdadeiramente uma heroína no setor, é crucial abordar essas preocupações de forma proativa e responsável. Isso requer a implementação de políticas e normas robustas para proteger a segurança e privacidade dos consumidores, bem como a transparência e responsabilidade por parte das empresas que desenvolvem e utilizam sistemas de IA. É essencial ainda promover a diversidade e inclusão na concepção e implementação dos algoritmos, a fim de mitigar possível discriminação e promover a equidade. 

 

Se implementada de forma ética e responsável, a IA tem o potencial de trazer benefícios significativos para consumidores e empresas, tornando as transações mais seguras, convenientes e personalizadas. No entanto, é fundamental permanecermos vigilantes em relação aos desafios e perigos associados ao seu uso, garantindo que o impacto seja positivo e inclusivo para todos os envolvidos. 

 

*Alberto Azevedo é CEO da ThePayGroup, empresa de Dubai que detém fintechs ao redor do mundo, viabilizando sistemas de pagamentos rápidos, seguros e 100% regulamentados. – [email protected]. 

 

 

Sobre ThePayGroup 

Fundada em 2021, a ThePayGroup é uma empresa de Dubai que detém fintechs ao redor do mundo, viabilizando sistemas de pagamentos rápidos, seguros e 100% regulamentados. Opera na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia, com planos de expansão para a América Latina. Atualmente, a ideia é consolidar novos produtos e soluções investindo em economias emergentes, com foco no mercado paraguaio, mas chegando também ao Uruguai e à Argentina. Voltadas ao mercado B2B, as empresas do grupo atendem clientes em todo o globo. Para mais informações, acesse: https://www.thepay.group/.  

 

Informações à imprensa  

NB Press Comunicação  

Tel.: 55 11 94326-8746  

E-mail: [email protected] 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Quais são os melhores investimentos para quem deseja morar em Portugal?

10/02/2025

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024
EM DESTAQUE

Ed Gama e Dr. JONES agitam ruas de São Paulo com barbearia móvel gratuita

18/09/20240

Entenda o que é um hub de serviços e como ele pode ajudar seu negócio

09/07/20240

Fábricas de Cultura de SP oferecem vagas para cursos gratuitos no 1º semestre de 2024

05/01/20240

Ações da Hapvida ganham destaque em relatório do Citi

21/09/20240

Cirion passa a fazer parte do LEADERBOARD 2023 de Provedores Globais de Ethernet

26/07/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

09/05/2025

Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães

09/05/2025

Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 

09/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.