O impacto da sustentabilidade na moda brasileira tem crescido de forma contínua, tornando-se uma forte tendência na indústria. A implementação de processos ecológicos desde a fase de concepção e a incorporação do upcycling são essenciais para o desenvolvimento de coleções sustentáveis e inovadoras, impulsionando mudanças positivas no mercado. Pensando nisso, a WTNB, marca fundada pela designer Ana Clara Watanabe, lança uma collab sustentável inspirada nas filosofias japonesas que exploram a natureza, o trabalho manual e a autorreflexão em uma parceria anual com as fibras TENCEL™ e a Canatiba Textil.
O projeto, dividido em quatro coleções ao longo de 2025, une arte, cultura, moda e sustentabilidade. O primeiro drop apresenta cinco peças atemporais nas cores preta, branca e cru, confeccionadas com denim da Canatiba Textil feito com fibras TENCEL™ Liocel. A coleção incorpora conceitos como Shinrin Yoku, Kaizen, Sashiko e Boro, que destacam a importância de pausar, refletir sobre necessidades reais e aprimorar o que já existe — princípios que dialogam diretamente com o upcycling, que faz parte do DNA da marca.
“Cada fio, textura e cor apresentados pela WTNB, traduzem a nossa visão de um Brasil mais unido, consciente e humano. Para nós, o design é um ato político, com isso, escolhemos materiais sustentáveis, valorizamos técnicas tradicionais e preservamos os saberes ancestrais. Vestir-se é também uma forma de expressar nossos valores. Neste ano, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade, trazendo coleções que destacam tecidos da Canatiba Textil, produzidos com as fibras sustentáveis TENCEL™️”, destaca Ana Clara Watanabe, CEO e Diretora Criativa da WTNB.
Produzidas pelo Grupo Lenzing, as fibras TENCEL™ Liocel são desenvolvidas com pelo menos 50% menos emissões de carbono e consumo de água, representando uma matéria-prima de baixo impacto ambiental, obtida a partir de fontes de madeira controladas ou certificadas. “Esta parceria reforça o nosso compromisso em transformar a indústria da moda e inspirar outras marcas a adotarem práticas mais sustentáveis. Ao aliar história, arte e atemporalidade, colaboramos com marcas como a WTNB para promover um estilo de vida mais consciente”, destaca Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.
Há mais de 25 anos, a parceria entre TENCEL™ e Canatiba Textil tem sido um pilar na evolução dos tecidos ecológicos, unindo expertise e inovação para transformar a moda sustentável. Com mais de 50 anos de história, a Canatiba Textil destaca-se como referência global, fornecendo materiais de alta qualidade para marcas renomadas na Europa, América do Sul, América Central e África. Seu compromisso com a pesquisa e o aprimoramento contínuo de processos industriais reforça seu papel como pioneira na moda sustentável, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais consciente para a indústria têxtil.
“A chegada da WTNB em 2025, num projeto anual, reforça o compromisso com a criatividade e a sustentabilidade por meio desta parceria. Entre as diversas bases de tecido produzidas com fibras TENCEL™️ escolhidas pela marca, destacam-se o Tencelino Éko, Resiklo Éko, Spirit MaxSkin e a base Special Fabrics Ryan MaxSkin, que recebeu uma estampa exclusiva que foi desenvolvida pela nossa área de estamparia digital. Esse processo integra a sustentabilidade de forma completa, assegurando a aplicação da técnica sem desperdício de corantes. É nisso que acreditamos: moda sustentável e acessível para o mercado brasileiro”, afirma Ivna Barreto, Gerente de Marketing da Canatiba Textil.
O primeiro drop da parceria anual da WTNB com as fibras TENCEL™️ e a Canatiba Textil com foco em sustentabilidade será lançado no dia 27 de março e estará disponível no e-commerce da marca.
Sobre a WTNB
A WNTB nasce em 2023 como marca-laboratório da designer Ana Clara Watanabe, explorando modelagens, texturas e materiais em peças de vestuário, mobiliário e materiais gráficos. Tendo a sustentabilidade como pilar principal, as primeiras coletas partiram do reaproveitamento de matéria-prima têxtil e reciclagem, com produtos construídos a partir da pesquisa de pontos de descarte de tecidos de alfaiataria e aviamentos, além da desconstrução e recuperação de peças de roupas garimpadas em fábricas que iriam descartá-las. A mão de obra da marca desde o seu início é equipamentos em Pindamonhangaba, cidade natal da designer, e hoje conta com mais de 10 mulheres artesãs e costureiras.
Sobre a TENCEL™
TENCEL™ é a marca de fibra têxtil líder do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem sido uma potência defensora de mudanças positivas na indústria têxtil por meio de processos de produção eficientes em recursos e inovações contínuas em fibras. As fibras Liocel e Modal da marca TENCEL™ são materiais de alta conforto e eficiência de recursos, feitos a partir de fontes de madeira manejadas de forma sustentável. Ambas as fibras são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas nos tecidos. Com controle eficaz da umidade, os tecidos feitos com ambas as fibras também proporcionam uma sensação natural de secura.
Como soluções têxteis sustentáveis, as fibras TENCEL™ Liocel e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis, oferecendo uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos. As fibras podem ser incorporadas em quase qualquer categoria têxtil, desde moda, denim, roupas íntimas, até roupas ativas, vestuário de trabalho, calçados e até produtos têxteis para o lar.
Feitas a partir de madeira, matéria-prima natural, as fibras TENCEL™ Liocel e Modal podem se decompor e ser compostadas no final de seu ciclo de vida. As fibras também são certificadas com o Ecolabel da UE (nº de licença AT/016/001) por sua excelência ambiental, reconhecendo os altos padrões ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Para saber mais sobre a marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/. Para mais detalhes sobre as características de sustentabilidade, desempenho, bem como a tecnologia e os processos de produção por trás das fibras da marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/claims.
Sobre o Grupo Lenzing
O Grupo Lenzing representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais à base de celulose e material reciclado. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas funcionais, confortáveis e modernas até têxteis-lar duráveis e sustentáveis. Devido às suas propriedades especiais e à sua origem botânica, as fibras Lenzing biodegradáveis e compostáveis certificadas pela TÜV também são altamente adequadas para produtos de higiene do dia a dia.
O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. O Grupo Lenzing se esforça para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a transformar a indústria têxtil do atual sistema econômico linear para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e, assim, também apoiar as metas do Acordo de Paris e do “Green Deal” da Comissão Europeia, a Lenzing desenvolveu um plano de ação climática claro e baseado na ciência que visa reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e uma meta líquida zero (escopo 1, 2 e 3) até 2050.
Principais Fatos e Números Grupo Lenzing 2023
Receita: 2,52 bilhões de euros
Capacidade nominal: 1.110.000 toneladas
Funcionários (FTE): 7.917
TENCEL™, LENZING™ ECOVERO™, VEOCEL™, LENZING™ e REFIBRA™ são marcas comerciais da Lenzing
Sobre a Canatiba Textil
Inovação tecida com inteligência.
Desde 1969, unimos inovação, tecnologia e sustentabilidade, agregando valor para o mercado têxtil nacional. São 3 unidades fabris, mais de 2300 colaboradores diretos, em Santa Barbara D’Oeste que abastecem o mercado nacional e marcam presença em países da Europa, América Latina e África.
Nos dividimos em três unidades de negócio: Denim Industry, Special Fabrics e Utilitárius, integrando um novo conceito da indústria, para atender as necessidades de um mercado cada vez mais complexo.
Unimos nossos esforços em processos produtivos de ponta, para atender os mais rígidos critérios de sustentabilidade e qualidade. Mais do que fabricar tecidos, entendemos que o nosso papel de liderança é seguir a geração de valor em toda a cadeia têxtil, até as mãos dos consumidores mais exigentes.
Informações à Imprensa – Grupo Lenzing
Tastemakers Brasil
Bárbara Bitencourt | (11) 95775.7503
Pricila Lagos | (11) 99167.1807
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Barbara Miranda Bitencourt
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