Tão importante quanto a prática de atividades físicas, a alimentação é um dos pontos-chave para o cuidado com a saúde do corpo. Afinal, é por meio dela que conseguimos controlar o peso corporal e garantir a ingestão de nutrientes essenciais para o funcionamento das células, órgãos e tecidos.
Uma alimentação equilibrada consiste em, diariamente, escolher de forma consciente os alimentos que serão ingeridos durante as refeições. Mas para isso, é preciso saber escolher bem. Por isso, a compra dos alimentos certos é parte importante do processo, já que é necessário evitar opções que sejam prejudiciais ao corpo.
Apesar de parecer um desafio, com planejamento, informação e dedicação é possível fazer escolhas mais assertivas em todas as refeições.
Faça um planejamento semanal
A organização semanal do cardápio é uma maneira de garantir que todas as refeições sejam feitas de forma equilibrada e balanceada. O ideal é que esse planejamento inclua ingredientes variados, como legumes, proteínas, verduras e grãos, garantindo assim a ingestão correta de todos os nutrientes necessários.
Dedique um tempo para cozinhar
Dedicar parte do dia para cozinhar o próprio alimento é uma excelente forma de garantir o preparo correto das refeições e a boa escolha dos ingredientes. Para as pessoas que possuem uma rotina mais agitada, é interessante escolher um dia para preparar as refeições de toda a semana. Para facilitar ainda mais, é possível já montar marmitas e colocá-las no congelador, garantindo a comida saudável durante todas as refeições.
Escolha os restaurantes certos
Para quem depende de restaurantes, manter uma alimentação saudável pode ser um desafio. Antes de escolher o estabelecimento, é aconselhável pesquisar o menu e se informar sobre a lista de ingredientes e a tabela nutricional de cada prato, evitando sempre as opções ricas em ultraprocessados e gorduras.
Escolhas saudáveis durante as compras
Para que a alimentação seja de fato equilibrada, é preciso ainda fazer boas escolhas no momento das compras. Priorizar ingredientes naturais e evitar os prejudiciais é um dos pilares para manter uma alimentação saudável.
Leia os rótulos
Durante as compras, é preciso que o consumidor faça a leitura dos rótulos dos alimentos que deseja comprar. Seguindo as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), informações como alto teor de gordura saturada, sódio e açúcar devem ser descritas em um selo logo à frente do produto.
Além disso, a tabela nutricional e a lista de ingredientes ajudam os consumidores a escolher produtos com mais opções naturais e menos conservantes, corantes e outros componentes prejudiciais.
Evite os ultraprocessados
De modo geral, os alimentos ultraprocessados são mais práticos no dia a dia devido ao tempo de preparo e a facilidade no consumo. Apesar disso, por conta das formulações industriais e substâncias sintetizadas em laboratório, eles são prejudiciais para a saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, esses alimentos são nutricionalmente desbalanceados e ricos em gorduras, sódio e açúcar. Além disso, a ingestão constante desses produtos está relacionada a diversas doenças, como câncer, obesidade, hipertensão, entre outros.
Salgadinhos, cereais matinais açucarados, salsichas, nuggets, macarrão instantâneo, fast-food e outros alimentos similares devem ser evitados.
Priorize alimentos orgânicos e naturais
Ao contrário dos ultraprocessados em laboratório, os alimentos conhecidos como in natura são aqueles obtidos através de plantas e animais, sem alterações industriais. Alguns estabelecimentos podem oferecer ainda opções de legumes e frutas orgânicos, sendo uma escolha ainda melhor para o organismo, já que são livres de agrotóxicos.
Uma alternativa para substituir biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e outros ultraprocessados é escolher estabelecimentos que ofereçam ingredientes de qualidade e aceitem o cartão alimentação como forma de pagamento, promovendo uma alimentação mais saudável com esse benefício.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br