Em seu primeiro ano de operação, o it.kitchen – um dos principais hubs de experiências gastronômicas do Brasil -, comemora o faturamento de R$ 2 milhões em 2024 e um crescimento de 210% em relação ao ano anterior. No ano passado, a empresa realizou quase 160 eventos e atendeu cerca de 7 mil pessoas, incluindo colaborações com marcas e empresas de expressão internacional.
A história do it.kitchen começou com um modesto catering criado pela ex-Masterchef Profissional Izabela Dolabela, que é formada em gastronomia na Estácio de Sá, com chancela da Alain Ducasse Formation e Ecole Hôtelière de Lausanne e pós-graduada em gastronomia funcional e natural, além de embaixadora da Le Cordon Bleu Brasil no Diplôme em Plant Based. A ideia dela era criar um negócio para atender pequenos eventos, mas queria inovar.
A transformação do negócio aconteceu quando o seu marido Thomas Simon, publicitário com passagens pelo mercado financeiro e varejo, decidiu sair do mundo corporativo e se unir à esposa para expandir o projeto. Depois, com a entrada de Laís Portes, administradora com experiência em gestão de projetos, e Luisa Zogbi, formada em Cuisine e Pâtisserie (Le Gran Diplôme) pelo Instituto Le Cordon Bleu e com curso de especialização na Culinary Arts Academy na Suiça, a empresa tomou forma e, então, se tornou o it.kitchen, em julho de 2023, com a inauguração da Casa it. na Vila Madalena, em São Paulo, que agora funciona como uma cozinha colaborativa, local para treinamentos, reuniões, eventos, degustações e produções publicitárias, e o que mais a criatividade e o espírito ‘mão na massa’ mandar.
Diferente da ideia embrionária do casal de montar apenas uma cozinha industrial, o espaço passou a ser um ambiente multifuncional, unindo sala de reunião, cozinha de experiências e infraestrutura para eventos de pequeno e médio porte. “Desde o início, buscamos criar um modelo de negócio baseado na inovação e na qualidade da experiência do cliente. Nosso diferencial está na personalização e na entrega consistente, o que nos permitiu crescer rapidamente e construir uma base fiel de clientes”, destaca Thomas.
Segundo seus fundadores, o sucesso do it.kitchen é resultado de uma estratégia focada em três pilares principais: produtos inovadores, um time de sócios altamente engajado e um modelo de precificação flexível. “Nossa prioridade sempre foi oferecer eventos memoráveis e diferenciados, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente planejado. Foi assim que conseguimos nos destacar e atrair um público diverso, desde empresas a famílias”, explica Izabela.
Os carros chefes da empresa são o team bulding gastronômico, metodologia usada para treinamento, fortalecimento de cultura e laços colaborativos entre as equipes, que representa mais de 80% dos eventos corporativos e os aniversários infantis, que representam mais de 90% dos eventos sociais. Mas eles também fazem catering para eventos externos e na Casa it. fazem offsite de empresas, lançamentos de produtos, ações de relacionamento com clientes e colaboradores entre outras experiências. Izabela comenta que entre as dinâmicas de mais sucesso está a “Caixa Misteriosa”, inspirada em prova homônima do famoso programa da TV do qual participou. “Nossa cozinha conta com quatro bancadas e distribuímos as equipes entre elas. Em cada uma, uma caixa com alguns ingredientes para que o time crie uma receita, em tempo cronometrado. Depois, os chefs da casa avaliam a melhor receita, o time mais entrosado, a bancada mais arrumada, a melhor apresentação, entre outros pontos. Tudo com o objetivo de estimular a colaboração, o trabalho em equipe, a resolução de problemas”, explica.
Apesar do crescimento acelerado, a jornada da empresa teve desafios. O principal deles foi o reconhecimento da marca. Para mudar esse cenário, os fundadores apostaram na estratégia digital, fortalecendo a presença no Instagram, que atingiu 15 mil seguidores ao final do ano, e no networking com clientes e parceiros. O resultado foi uma expansão consistente, que permitiu a ampliação do portfólio e a diversificação do público. Inicialmente voltado ao segmento corporativo, o it.kitchen passou a atender também festas e eventos sociais, com os aniversários infantis representando cerca de 9% do faturamento no fim de 2024.
O mercado de eventos gastronômicos no Brasil tem demonstrado um crescimento expressivo, refletindo sua importância na economia nacional. Em 2024, o segmento movimentou aproximadamente R$ 25 bilhões. Só na cidade de São Paulo, o setor de eventos corporativos registrou um aumento de 20% no número de participantes em relação a 2023, envolvendo cerca de 8 milhões de pessoas, representando um impacto econômico de mais de R$ 4 bilhões, só no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios.
De olho em números como esses, para 2025, o it.kitchen projeta um crescimento de 65% no faturamento, impulsionado pelo aumento da agenda de eventos e pela ampliação do ticket médio. Uma nova unidade está nos planos para o segundo semestre, com investimento estimado entre R$ 500 mil e R$ 750 mil. Futuramente, a empresa também pensa em estruturar um modelo de franquias para fora de São Paulo. No curto prazo, os próximos meses também trarão novidades. Dentro de alguns meses, os sócios querem apresentar uma nova experiência gastronômica, o team bulding solidário, voltado ao mercado corporativo e com foco em assistencialismo. “Queremos continuar inovando e trazendo experiências que conectem pessoas de maneira autêntica, gerando impacto positivo para nossos clientes e para a comunidade”, conclui Simon.
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LUCAS RODRIGUES CUNHA
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