O cristianismo é a religião com maior número de adeptos no mundo, somando 29,8% da população mundial, e o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de indivíduos que acreditam nos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
As informações divulgadas pelo portal especializado em religiões, Wisevoter, destacam que a Sexta-Feira Santa é uma data muito importante para os devotos, pois marca a morte do líder espiritual que ressuscitou três dias depois do crime.
Desse modo, os cristãos adotaram uma série de rituais para esta data, entre eles, a abstenção de comer carne bovina e de frango. Além disso, são realizados períodos de jejum, reduzindo e controlando a quantidade de comida. Vale acrescentar que o período de reflexão é iniciado na Quaresma, intervalo no qual os cristãos realizam 40 dias de penitência e preparação espiritual para a Páscoa.
No Brasil, a data é celebrada em todas as regiões, sendo incorporada aos costumes culturais de cada localidade. O instrutor de Gastronomia do Senac EAD, Henrique Dias, reforça que muitas pessoas optam por não consumir carne na Sexta-feira e buscam opções de alimentos tradicionais e sazonais.
“Nesse sentido, são verificadas alterações no preparo de pratos que são culturais em uma determinada região, como por exemplo: moqueca de banana da terra (Bahia), bacalhau à Brás (São Paulo) e Arroz de Peixe (substituindo o arroz carreteiro) no Rio Grande do Sul”, explica o chef.
Normalmente, a proteína bovina é substituída por vários tipos de peixe e um dos mais apreciados é o bacalhau, introduzido no país durante a colonização portuguesa. O instrutor destaca que o preço do produto é mais alto por ser importado e compartilha dicas, como adquirir antecipadamente o alimento congelado.
“Uma boa opção para economizar os gastos com ingredientes tradicionais utilizados nas receitas servidas em confraternizações é comprá-los fora das épocas festivas. A mesma recomendação vai para conservas como azeitonas e alcaparras que sobem de preço, em razão da alta demanda da época”, reforça Henrique.
Portanto, se você deseja reunir a família para a celebração e economizar nas compras, siga as dicas do especialista e aproveite para experimentar uma receita muito saborosa feita com o bacalhau e duas opções de sobremesa.
1 – Bacalhau à Gaúcha:
Ingredientes:
500g de bacalhau dessalgado
2 batatas grandes descascadas
1 cebola grande em anéis
2 pimentões (vermelho e verde) em anéis
2 tomates em fatias
120ml de azeite de oliva
1/2 xícara de azeitonas pretas
2 ovos cozidos em fatias
Salsinha picada para decorar
Modo de preparo:
– Em uma panela grande, coloque uma camada de batatas, seguida por uma camada de cebolas, pimentões e tomates.
– Adicione o bacalhau dessalgado por cima e regue com o azeite
– Repita as camadas, até que os ingredientes acabem
– cubra a panela e cozinhe em fogo médio/ baixo por cerca de 40 minutos, até que as batatas estejam macias.
– decore com azeitonas, os ovos cozidos e a salsinha picada.
2 – Bolo de Maçã
Ingredientes:
3 maçãs vermelhas descascadas em fatias
Suco de 1 limão
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga derretida
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de leite
1 ovo
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte a forma. Misture as maçãs com o limão e reserve. Em uma tigela, misture o açúcar, a farinha de trigo, a manteiga, o fermento e a canela. Adicione o leite e o ovo e misture bem. Em seguida, despeje a mistura na forma e distribua as maçãs por cima.
Asse por cerca de 40 minutos ou até que a cuca esteja dourada e firme. Deixe esfriar antes de servir.
3 – Salada de frutas frescas com creme de iogurte
Ingredientes:
1 manga picada
1 mamão picado
2 kiwis picados
1 maçã picada
1 abacaxi picado
Suco de 1 laranja grande
Folhas de hortelã para decorar
2 potes de iogurte natural
2 colheres de sopa de mel
Raspas de 1 limão
Modo de Preparo:
Em uma tigela grande, misture todas as frutas e o suco de laranja. Enquanto isso, em outro recipiente, misture o iogurte natural, o mel e as raspas de limão. Sirva a salada de frutas em taças individuais acompanhada do creme de iogurte e decore com folhas de hortelã.
Sobre o Senac EAD
Com quase 80 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil, apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
aline.silva@inpresspni.com.br