Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Uncategorized - Especialista destaca duas atitudes para melhorar a sua alimentação a partir de hoje
Uncategorized

Especialista destaca duas atitudes para melhorar a sua alimentação a partir de hoje

28/10/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam a saúde e a longevidade. Uma dieta equilibrada e saudável fornece ao organismo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, ajudando a prevenir doenças e impactando diretamente na qualidade de vida. Além disso, uma alimentação saudável pode prevenir doenças crônicas como, diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardíacas, que são as principais causas de morte no mundo. Ainda melhora a imunidade, tornando o organismo mais resistente a infecções, melhora o humor e aumenta a disposição e energia para as atividades do dia a dia.

A questão é, se os benefícios da boa alimentação são conhecidos e reconhecidos pela maioria das pessoas, porque ter uma prática alimentar saudável ainda é um desafio? Segundo os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, em 2022, 31,88% da população brasileira estava classificada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC) na categoria obesidade e 34, 63% em sobrepeso, ou seja, mais de 60% em situação que coloca em risco a saúde.

Em outra pesquisa, com os dados coletados numa amostra de 62.500 voluntários, de todas as regiões do Brasil, 27,4% das crianças e adolescentes do país apresentaram colesterol alto, conforme parâmetros da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Segundo estimativa do Ministério da Saúde, atualmente, 7,2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estariam obesas. Uma tendência mundial, de acordo com o Atlas Mundial da Obesidade que aponta um crescimento exponencial em todo o mundo.

Para a nutricionista Jacqueline Wahrhaftig, a Amparo Saúde, empresa que integra o ecossistema Grupo Sabin, “embora a alimentação seja de fato um dos pilares da prevenção em saúde, as pessoas ainda relacionam alimentação saudável com pouco sabor e consequentemente menos satisfação e também com alto custo. Esses fatores associados a falta de tempo, mal do nosso século, dificultam em muito a adesão a uma rotina alimentar mais saudável”, explica. “Mas ao contrário do que se pensa, uma alimentação saudável pode e deve ser saborosa e não precisa custar mais caro”, complementa a profissional.

A pesquisa A Mesa dos Brasileiros, realizada pela Fiesp e Ciesp, destaca os três aspectos mais importantes nas escolhas alimentares dos entrevistados: marca conhecida/de confiança, ser gostoso e saboroso e ser barato. Ser nutritivo aparece somente em quinto lugar.

“É fundamental termos uma noção mais ampla sobre o que é se alimentar de forma saudável. Ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com restrição e sim, com quatro pilares que precisam ser considerados na alimentação: qualidade, quantidade, frequência e contexto. É preciso colocar esses quatro itens em perspectiva nas escolhas alimentares diárias”, destaca a nutricionista.

Pode parecer difícil, mas com as dicas abaixo, é possível melhorar a qualidade da alimentação sem perder o sabor ou gastar mais.

A primeira dica é “descascar mais e desembalar menos”, isto é, inserir mais legumes, verduras e frutas na alimentação diária. Para isso, a nutricionista destaca que é possível se beneficiar da sazonalidade. “Cada estação tem seus alimentos, como a manga no verão, o morango no inverno e assim por diante. Na sua época, os alimentos são mais baratos e até mais saborosos, aproveite para experimentar novos sabores e coloque em cada refeição mais nutrição”.

Fique atento e controle o consumo de alimentos ultraprocessados, “os embalados”, como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes ou macarrão “instantâneo”. Esses alimentos são nutricionalmente desbalanceados e por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados na alimentação.

“Quando olhamos para a história, observamos que à medida que aumentamos o consumo de ultraprocessados, reduzimos a qualidade da nossa alimentação. Não se trata de não comer nunca e sim de não basear a sua alimentação nesse tipo de alimento”, alerta a nutricionista. “Então se hoje a sua alimentação inclui refrigerante diariamente, a dica é, regule. Reduza a quantidade consumida e a frequência”.

O planejamento também é outra dica valiosa, “planejamos tudo em nossa vida, mas deixamos a alimentação para a hora da fome e acabamos optando pelo rápido, prático e nem sempre saudável ou até mesmo barato. Por isso, planejar a alimentação é fundamental, desde o momento da compra, ao preparo. É importante ter opções disponíveis e práticas na hora que a fome chega ou quando o cansaço tira a vontade de cozinhar”. Para isso, a profissional sugere escolher um dia da semana para planejar e preparar as refeições, que devem ser porcionadas e armazenadas em geladeira ou congelador. “verduras e legumes lavados e picados podem durar até uma semana ou mais na geladeira se foram armazenados adequadamente”.

E para terminar, uma dica extra. Aproveite as redes sociais e desenvolva suas habilidades culinárias. Existem inúmeros perfis com dicas, receitas e passo a passo para te ajudar a melhorar o sabor dos seus pratos e a ampliar seu repertório de receitas. Além disso, cozinhar também pode ser um momento gostoso a ser compartilhado com a família e amigos, proporcionando além de saúde, relacionamentos mais saudáveis e boas memórias.

“Uma outra questão que tem aparecido muito no consultório agora na pós pandemia é a piora da relação com a comida. Precisamos resgatar essa relação se quisermos desfrutar de uma vida mais longa e saudável”, conclui Jacqueline.

 

Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

O futuro do varejo: como a IA está transformando a experiência do consumidor

07/05/2025

GABA: Seu Guia Completo de Benefícios e Uso

17/02/2025

Detectando vazamentos em áreas com difícil acesso: soluções inovadoras

16/01/2025
EM DESTAQUE

Brasil tem o melhor prontuário eletrônico e recebe o Prêmio Best in KLAS

23/02/20240

Travessia São Sebastião-Ilhabela: entram em vigor novas regras para caminhões

19/10/20230

Por que padronizar operações não é apenas uma questão de estratégia operacional?

11/07/20240

Neymar de volta ao Santos: conheça a medicina que usa tecnologia para recuperação do craque no retorno ao gramado

27/02/20251

Crianças alérgicas na volta às aulas: o que a escola precisa saber?

17/02/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.