Negócio de impacto que promove a transformação educacional, social e cultural de jovens e adultos das periferias brasileiras através da gastronomia, a Gastronomia Periférica é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que chega à sua 12ª edição acumulando mais de 100 ações reconhecidas e quase mil inscritas de todas as regiões do Brasil. Este ano, das 26 finalistas, 10 serão contempladas nas categorias “experiências” e “gestão e governança”.
“A sustentabilidade é um dos principais pilares dos nossos cursos de formação em gastronomia, inclusive nos restaurantes-escola, onde os alunos experienciam a parte prática. O aproveitamento integral dos alimentos, a comida sazonal, orgânica, o contato com produtos adquiridos de produtores periféricos e reciclagem do lixo orgânico, integram a rotina e o processo de aprendizado deles”, explica Adélia Rodrigues, responsável pela gestão pedagógica da Gastronomia Periférica.
A cerimônia da premiação acontecerá no dia 9 de novembro, em parceria inédita com a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), em Gramado, na Serra Gaúcha. Além da premiação nas duas categorias, haverá ainda “Menção Honrosa” e “Destaque” durante o evento, onde os vencedores serão revelados e reconhecidos por suas contribuições ao turismo sustentável.
“Concorrer a premiações qualificadas, de grande porte, trazem mais reconhecimento ao nosso trabalho e reafirmam o nosso compromisso, que é continuar gerando impacto positivo na quebrada pelo Brasil afora. Estar na final já tem um significado muito importante para nós”, completa Edson Leite, gestor de Novos Negócios da Gastronomia Periférica.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, primeira premiação no mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Ministério do Turismo.
SOBRE A GASTRONOMIA PERIFÉRICA
O negócio social foi criado por Adélia Rodrigues e Edson Leite, que hoje fazem a gestão pedagógica e de novos negócios da GP, respectivamente. Esse sistema de ensino culinário e de negócios surgiu em 2012 como uma oficina e, em 2018, foi transformado em escola para profissionalizar moradores das periferias, em especial as mulheres pretas.
A escola da Gastronomia Periférica é 100% gratuita e engloba auxílio-internet, ajuda de custo para compra de insumos e mentoria/tutoria durante todo o curso, que conta com formato híbrido. Cerca de 2 mil pessoas já foram formadas pelo Brasil afora e atualmente 2 restaurantes-escola estão em operação: o Da Quebrada, em São Paulo, e o Via Satélite, no Distrito Federal.
Quer fazer parte? Acesse o site www.gastronomiaperiferica.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA AMANCIO NEVES DOS SANTOS
contato@lucianamancioac.com