Em 2024, a medicina hiperbárica emergiu como uma das terapias mais comentadas, não apenas por seu uso entre celebridades como Luísa Sonza, Anitta e Virginia Fonseca, mas também por seus comprovados benefícios na cicatrização, recuperação pós-cirúrgica e combate ao envelhecimento. Com o mercado de câmaras hiperbáricas crescendo 25% no último ano, segundo dados globais, a técnica que utiliza oxigênio puro em alta pressão está revolucionando a medicina estética e tradicional.
A terapia hiperbárica consiste na respiração de oxigênio 100% puro em um ambiente pressurizado, dentro de uma câmara fechada. Cada sessão dura entre 90 minutos e duas horas, dependendo do caso, promovendo uma oxigenação profunda dos tecidos, estimulando a regeneração celular, a circulação sanguínea e o combate a infecções. Segundo a Dra. Caroline Schmidt da Silva, médica hiperbarista e Diretora Clínica da Oxy Plastic, “a câmara hiperbárica é uma ferramenta poderosa não apenas para acelerar a cicatrização, mas também para neutralizar substâncias nocivas, potencializar antibióticos e melhorar a eficácia de tratamentos médicos.”
Estudos publicados em revistas, como o Journal of Wound Care, mostram que a oxigenoterapia hiperbárica pode acelerar a cicatrização em até 70%, especialmente em casos de feridas complexas, queimaduras e lesões crônicas. Além disso, a terapia é reconhecida pela FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento de condições como embolias gasosas, queimaduras graves e feridas que não cicatrizam. A técnica também ganhou destaque na medicina estética, com evidências de que o oxigênio em alta pressão estimula a produção de colágeno, reduz inflamações e combate os sinais do envelhecimento.
“A câmara hiperbárica é um recurso valioso na dermatologia para tratar feridas complexas e queimaduras, acelerando a cicatrização, melhorando a circulação e estimulando a formação de novos vasos sanguíneos. O oxigênio em alta pressão também aumenta a produção de colágeno, essencial para a recuperação da pele”, afirma a dermatologista Fernanda Koga, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que está à frente do maior centro de hiperbárica do Brasil, a Oxy Plastic. A médica afirma que a adesão de famosas à terapia hiperbárica ajudou a popularizar o tratamento.
Com casos notáveis de celebridades como Luísa Sonza, que compartilhou nas redes sociais sua experiência com a câmara hiperbárica após uma cirurgia plástica, e Virginia Fonseca, que documentou sua recuperação pós-parto para milhões de seguidores, a popularidade da terapia não para de crescer. Anitta também aderiu à técnica, buscando combater o estresse e a fadiga. Neymar e Cristiano Ronaldo também utilizam a câmara hiperbárica para recuperação de lesões musculares.
“Com o avanço das pesquisas e a popularização da técnica, a medicina hiperbárica deve se consolidar como uma das grandes tendências da saúde em 2025. A expectativa é que cada vez mais médicos indiquem e adotem a terapia”, afirma Ana Carolina Moresco, CEO da Oxy Plastic. Para os pacientes, a grande vantagem está na combinação de benefícios: além de acelerar a recuperação, a terapia promove bem-estar e qualidade de vida. “É um tratamento que une ciência e praticidade, com resultados que falam por si”, finaliza a Dra. Caroline.
Sobre a OXY Plastic
A OXY Plastic é uma clínica de referência em medicina hiperbárica, comprometida em tornar esse tipo de tratamento acessível e disponível para diversas áreas da medicina, promovendo o bem-estar e a prevenção. Localizada no coração do Batel, Curitiba, com mais de 500m² de área construída, a OXY Plastic é o maior centro de medicina hiperbárica do Brasil. Cada sessão de câmara hiperbárica da OXY Plastic dura em torno de uma hora e trinta minutos e a clínica tem capacidade para atender um total de 28 pacientes diariamente.
Além da medicina hiperbárica, a clínica oferece uma ampla gama de serviços, incluindo spa capilar, fisioterapia, spa corporal e tratamentos avançados com curativos e procedimentos de alta tecnologia. Todos os tratamentos são realizados com prescrição médica e, para pacientes sem encaminhamento prévio, é oferecida uma consulta com a médica nutróloga da clínica. A parceria com laboratórios permite a realização de medicação injetável para pacientes com indicação médica, garantindo um cuidado abrangente e de qualidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
milena.v.pereira.santos@gmail.com