O Casa Tés 2022, produzido na Serra da Mantiqueira, em São Sebastião da Grama (SP), foi o único vinho nacional a aparecer na World’s Best Sommeliers’ Selection 2025. A lista, que acaba de ser divulgada, reúne 123 vinhos de 19 países e é feita pelos mesmos organizadores do ranking 50 Best.
Entre os jurados, estão sommeliers experientes de diversas partes do mundo, incluindo Danyel Steinle, do restaurante Nelita, em São Paulo.
“O Casa Tés 2022 é um marco da nova viticultura brasileira – e sua presença no World’s Best Sommeliers Selection 2025 é um reconhecimento merecido da elegância e personalidade que esse rótulo paulista carrega”, comentou o sommelier Luciano Mestrich Motta.
Mas o que faz o Casa Tés 2022 ser tão especial?
Esse tinto é um blend de cabernet franc e merlot, cultivadas no alto da Serra da Mantiqueira, em um terroir único, onde antes havia uma plantação de café. A vinícola Casa Tés começou a plantar uvas só em 2017, mas o cuidado minucioso com o solo rochoso, a altitude e a vinificação de baixa intervenção chamaram atenção — e renderam esse reconhecimento internacional.
Os sommeliers descreveram o vinho como tendo intensidade média, alta acidez e um final mineral refrescante. No nariz, é rico em aromas de cereja, menta, ervas frescas e folhas verdes, trazendo uma sensação vibrante e refrescante já no primeiro gole.
“O vinho surpreende pela harmonia entre frescor, intensidade e identidade do terroir. No nariz, revela notas vivas, com toques sutis de folhas verdes que remetem à altitude e ao clima da região”, descreveu Mestrich.
Sobre a produção do Casa Tés
A vinificação é feita com o mínimo de intervenção possível: fermentação em tanques de concreto e aço inoxidável, seguida de amadurecimento em barris de carvalho francês, o que garante sofisticação sem tirar a identidade do terroir.
Mesmo com produção limitada e venda sob lista de espera, o Casa Tés 2022 mostra o potencial do vinho brasileiro — especialmente fora do tradicional eixo da região sul do país.
“O Casa Tés 2022 não apenas representa o Brasil com honra, como também inaugura uma nova fase para os tintos paulistas no cenário internacional”, encerra Luciano Mestrich.
Sommelier brasileiro
Com duas décadas de dedicação ao universo dos vinhos, o sommelier Luciano Mestrich construiu uma trajetória marcada por viagens, especializações e experiências sensoriais em alguns dos mais prestigiados destinos vitivinícolas. O interesse pela enologia surgiu há 20 anos, e desde então, o especialista tem se aprofundado na cultura do vinho, sempre buscando novas referências e sabores.
Ao longo de seus roteiros internacionais, o especialista teve a oportunidade de harmonizar rótulos refinados com a alta gastronomia local, o que intensificou ainda mais sua paixão. O entusiasmo o levou a incorporar ao seu roteiro de viagens destinos turísticos dedicados exclusivamente à produção de vinhos, consolidando um repertório prático e teórico que o credencia como um dos especialistas desta área.
Na busca por aprimoramento técnico, Luciano Mestrich Motta tornou-se membro da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e concluiu o curso WSET Nível 1, reconhecido internacionalmente, sob a orientação da respeitada especialista Alexandra Corvo.
Conheça mais sobre o sommelier Luciano Mestrich: https://lucianomestrichmotta.link/
Fotos:
https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-copo-de-vinho-sentado-em-cima-de-uma-mesa-c0f-aZX7fxE
Crédito: Arquivo pessoal
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROXANNE ARAUJO HUBER DA SILVA
roxanne@hawkz.com.br