O cenário de empreendedorismo no Pará mostra um crescimento expressivo das micro e pequenas empresas (MPEs), que representam um pilar essencial para a economia local. No primeiro trimestre de 2024, 4.871 novas MPEs foram abertas no estado, segundo dados da Receita Federal, processados pelo Sebrae/PA. Essas empresas, optantes do Simples Nacional, fortalecem a geração de emprego e contribuem ativamente para o desenvolvimento da economia paraense.
O crescimento das MPEs segue uma trajetória positiva no estado. Entre 2023 e 2024, houve um aumento de 1,2% no número de novas microempresas (ME) e de 18,1% nas empresas de pequeno porte (EPP). Esses dados são comemorados especialmente no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado em 27 de junho e instituído pela ONU, que destaca o papel dessas empresas no desenvolvimento econômico e na redução da pobreza.
As MPEs também têm um impacto notável na criação de empregos e inclusão social, beneficiando mulheres, jovens e pessoas de baixa renda. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do IBGE, em abril de 2024, essas empresas foram responsáveis por mais de 90% dos postos de trabalho formais no Pará, criando 6.868 novos empregos. Os setores de serviços, comércio e construção civil se destacam na geração de oportunidades. Em relação ao primeiro quadrimestre de 2023, o saldo de empregos nas MPEs cresceu 31% neste ano.
O empresário Reinaldo Williams Gonçalves, diretor de uma rede de farmácias em Belém, é um exemplo do impacto positivo das MPEs no Pará. Decidido a investir em franquias, ele lidera, ao lado dos sócios, cinco unidades da Bio Mundo, com lojas em Manaus (AM), Ananindeua (PA) e quatro em Belém. Em outubro, a expansão continua com a inauguração de uma nova unidade no Boulevard Shopping Belém.
“Acreditamos no potencial do mercado paraense, que está em expansão e responde bem ao que oferecemos. Nossa meta é continuar crescendo e proporcionar mais acesso a produtos de qualidade para a população,” compartilha Gonçalves. Ele complementa: “Essa será a nossa sexta loja Bio Mundo. Estamos prontos para expandir ainda mais, aproveitando o modelo de franquia que nos permite crescer junto com a economia local.”
Com os planos de expansão, Gonçalves demonstra como o fortalecimento das micro e pequenas empresas ajuda a diversificar o mercado, impulsionando o desenvolvimento econômico do Pará. “Trabalhamos para gerar empregos e contribuir diretamente para o crescimento da região. Essa rede de franquias nos permite consolidar ainda mais nosso papel como empreendedores e parceiros no progresso do Pará,” conclui.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana.
A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.
Presente em 22 estados do Brasil + o DF, em apenas 8 anos de história, possui mais de 170 lojas.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH MONTEIRO DE CARVALHO
diretoria.airam@gmail.com