Em fevereiro de 2025, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 16 anos de história, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Pioneiro no Brasil, o Mercado Municipal da capital paranaense foi o primeiro a contar com uma área exclusiva para a comercialização de produtos orgânicos, promovendo um novo olhar sobre a alimentação saudável e o impacto positivo da produção sustentável.
Ao longo desses anos, a produção de orgânicos no Paraná cresceu significativamente, e é o estado brasileiro que mais produz alimentos orgânicos. Em 2023, o estado teve 3.911 produtores rurais certificados, de acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esse avanço reflete o fortalecimento de um setor que não apenas oferece produtos livres de agrotóxicos e transgênicos, mas também impulsiona a economia local e promove práticas sustentáveis.
“O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba destaca-se como um pioneiro e modelo para o Brasil, não apenas por proporcionar aos consumidores uma ampla variedade de produtos orgânicos, mas também por ser um catalisador de mudanças significativas. Aqui, fomentamos a economia circular, incentivamos a agricultura familiar e promovemos hábitos de consumo mais conscientes”, explica Cleverson Schilipack, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (ASSECME).
Muito além dos hortifrutigranjeiros: variedade e inovação
Atualmente, o Setor de Orgânicos conta com 11 permissionários, que oferecem uma ampla gama de produtos, indo muito além de frutas, verduras e legumes. No local, os consumidores encontram carnes, laticínios, cosméticos, roupas e até um restaurante com cardápio 100% orgânico.
Sustentabilidade como pilar para o futuro
O consumo de produtos orgânicos não é apenas uma escolha alimentar, mas um compromisso com o meio ambiente e a saúde. A produção sustentável preserva os recursos naturais, evita a contaminação do solo e da água por substâncias químicas e contribui para a restauração da biodiversidade. Em um cenário de mudanças climáticas, esses fatores se tornam ainda mais relevantes para garantir um futuro equilibrado para as próximas gerações.
Com um mix de produtos diversificado, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba continua sendo um exemplo nacional de inovação, sustentabilidade e colaboração. Ao completar 16 anos, o espaço reforça sua missão de oferecer qualidade, respeito à natureza e apoio aos produtores locais, consolidando-se como um verdadeiro farol da economia verde no Brasil.
Mercado Municipal de Curitiba – o mais tradicional e completo centro de compras da capital paranaense.
Serviço:
Mercado Muncipal de Curitiba
Sete de Setembro, 1865 – Centro, Curitiba
Terça a sábado 8h às 18h • domingo 8h às 13h (restaurantes até 15h).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARILIA SGANZERLA BOBATO
marilia@iemecomunicacao.com.br