A carreira de Alanis Guillen tem caminhado muito rápido. Por isso mesmo, resolveu pisar no freio, antes de retomar o trabalhos, novamente no horário nobre, com “Mania de Você” A atriz de 26 anos, que está na tevê desde 2019, quando protagonizou a última temporada inédita de “Malhação”, conquistou boas oportunidades logo após a trama adolescente, revivendo a icônica Juma Marruá no remake de “Pantanal”, em 2022. Foi um começo auspicioso, mas a atriz optou por descansar um pouco e calcular os próximos passos profissionais sem qualquer afobação. “Eu precisava desse tempo de respiro para entender tudo o que estava acontecendo. Então, após ‘Pantanal’ me dei esse tempo. Aproveitei pra estudar mesmo. Não queria me confundir e acabar me atropelando. Assim, pude chegar inteira nesse projeto”, explica.
Em “Mania de Você”, Alanis encara a forte Michelle. De origem humilde, ela é irmã da ambiciosa Ísis, papel de Mariana Ximenes. As duas, porém, têm uma relação totalmente conturbada, marcada por rusgas e brigas do passado. “A Michele tem uma trama que me pegou desde o início. Ela tem um compromisso com a vida. Um olhar de águia. Porém, ela é bastante afetada pelas questões familiares. Todos somos, né? Há essa mágoa e esse rasgo com a Ísis. É uma ferida difícil de cicatrizar”, aponta.
A personagem também tem um relacionamento amoroso com Cristiano, de Bruno Montaleone. Junto com o marido, vai tentar uma nova vida em Portugal. As coisas, porém, não saem como esperado no país europeu. Cristiano é preso ao ser obrigado a servir um esquema de contrabando de animais silvestres. Graças à ajuda de Viola, de Gabz, Michele consegue retornar ao Brasil. E, apesar de determinada a tirar Cristiano da cadeia em Portugal, ela tem seu coração balançado pelo arquiteto Daniel, interpretado por Samuel de Assis. “O Daniel chega para deixar um perfume no ar. Isso balança o sentido dessa mulher sobre o verdadeiro amor dela. Ela, que sempre foi tão certa de seus sentimentos, ficará confusa. Vai questionar o que construiu ao lado do Cristiano por todos esses anos”, adianta.
A trama de “Mania de Você” também trouxe experiências internacionais para Alanis. A atriz esteve em Portugal para gravar as primeiras sequências da novela das nove. Ela, que gravou bastante no país europeu, também teve tempo para um período de turismo. “Não conhecia Portugal. Foi uma experiência maravilhosa. A gente conheceu Portugal turística, mas também gravamos bem por dentro das cidades. Muito legal também ver a admiração do povo português pelas nossas obras. Eles assistem, reconhecem e amam”, conta.
“Mania de Você” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.
Lua cheia
Antes de se dedicar aos trabalhos de “Mania de Você”, Alanis Guillen gravou a série “Vermelho Sangue”, original Globoplay que tem estreia prevista para o ano que vem. Com uma trama de suspense e fantasia, a obra escrita por Claudia Sardinha e Rosane Svartman mergulha em um universo recheado de amor, ciência e mistério através do encontro entre Luna, uma moça que se transforma em lobo-guará nas noites de lua cheia, interpretada por Leticia Vieira, e uma humana Flora, papel de Alanis. “Uma história que se passa em Guarambá, que é o polo dos lobos-guarás. Eu queria muito fazer uma série. Foi uma experiência de outro tipo de aprendizagem. Outro tempo de gravação, relação com o público. Foi um personagem bem diferente e de muita composição”, valoriza.
Instantâneas
# Por conta de “Pantanal”, Alanis narrou o documentário “Diário de Uma Onça”, que está disponível no Globoplay.
# A atriz é natural de Santo André, em São Paulo.
# O nome da atriz foi inspirado na cantora canadense Alanis Morissette.
# A atriz foi vegetariana, mas mudou seus hábitos alimentares durante as gravações de “Pantanal”.
ALANIS GUILLEN, a Michele de “Mania de Você”, da Globo, por Caroline Borges | TV Press